Educando pelo exemplo

02/03/2012 15:00

 

Educar pelo exemplo: esta é certamente uma maneira eficaz de mostrar às novas gerações a importância de aproveitar as oportunidades de estudo. No dia 28 de fevereiro, os alunos Valdeci Francisco da Silva e Roseli Betrice Zientarski, que fazem parte do grupo de estudantes do PROEJA FIC (Programa de Educação de Jovens e Adultos), que funciona nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Expedicionário Weber, viabilizado pelo Instituto Federal Farroupilha em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, estiveram presentes nesta escola para falar aos alunos do 5º ano a 8ª série sobre sua história de vida.

Neste encontro, os alunos do diurno puderam conhecer os motivos que levaram Valdeci e Roseli a abandonarem os estudos, sendo que foram ressaltadas as dificuldades que enfrentavam na época para poder estudar. Mas, sobretudo, conheceram as razões que os levaram a procurar uma nova oportunidade de retomar a escolarização. Neli Cadaval da Costa, secretária municipal de Educação e Juventude ressalta que “essa foi uma iniciativa para motivar os jovens para o estudo, para que aproveitem as oportunidades que lhe são oferecidas, o que certamente, no futuro, irá representar possibilidades para uma melhor qualidade de vida, tanto no trabalho, como na família e na sociedade”.  

Para Roseli, “voltar a estudar nos faz crescer, faz bem para nossa vida, para nosso ego, e os jovens devem aproveitar esta oportunidade na idade apropriada, para que não atrasem as possibilidades de uma vida melhor”. O aluno Valdeci foi enfático ao afirmar que “agora que retomei os estudos, para parar, só se Deus assim quiser, senão vou seguir em frente até onde conseguir”.

Essa interação entre as diferentes gerações de estudantes contribuiu para que os jovens reflitam sobre suas ações. Após a fala dos alunos, os professores trabalharam em sala de aula sobre essa temática.